Quantos tipos de DIU existem?
- Da Redação
- 10 de abr. de 2019
- 1 min de leitura

Existem dois tipos de DIU, o de cobre, opção sem hormônios, e o que é revestido de hormônio, conhecido também como DIU hormonal, SIU ou Mirena. O Dispositivo Intrauterino é visto como o contraceptivo da mulher moderna, por ser um pequeno aparelho em formato de T que é introduzido no útero para impedir uma gravidez indesejada, proporcionando mais conforto para a vida da mulher.
Ambos possuem a mesma função, evitar que o espermatozoide fecunde e óculo, a única diferença é que o metal do DIU de cobre age estimulando alterações no muco cervical, enquanto o DIU hormonal impede a fecundação por conta da progesterona. No primeiro caso, por ser livre de hormônios, o método geralmente traz menos efeitos colaterais, enquanto que no segundo caso, os hormônios agem diminuindo o fluxo menstrual, aliviando sintomas de cólicas, mas podem causar incômodos como acne e inchaço.
O tempo de uso também varia entre os modelos. O DIU de cobre pode durar de 5 e 10 anos e o DIU hormonal até 5 anos. No entanto, quando a paciente se arrepende da escolha ou decide engravidar, o DIU pode ser removida e o corpo e o ciclo menstrual se normaliza em poucos meses.
É importante salientar que não existe nenhum método contraceptivo que seja 100% seguro, pois erros e falhas podem acontecer. Por isso, é importante ter o acompanhamento médico para se certificar que está tudo sob controle.
Comentarios