Você sofre com cólica menstrual?
- Da redação
- 10 de abr. de 2019
- 1 min de leitura

Além da tensão pré-menstrual (TPM), que ocorre antes da menstruação e caracteriza-se por sintomas físicos e psicológicos como inchaço e irritabilidade, por exemplo, muitas mulheres também sofrem mensalmente com a dismenorreia, conhecida popularmente como cólica menstrual.
Podemos dividir as dores menstruais em situações primarias, quando ela surge sem influencia de uma doença ginecológica, ou na categoria secundária, quando aparece como sintoma de doenças como a endometriose, adenomiose, mioma uterino, doença inflamatória pélvica (DIP), entre outras. Em alguns casos, as cólicas podem ser uma reação inflamatória ao uso do DIU, malformações uterinas ou até mesmo estenose cervical.
A cólica pode aparecer antes ou durante a menstruação e, dependendo da intensidade, pode causar outros sintomas como náuseas, vômitos, diarreia, tontura ou dores de cabeça. A Osteopatia pode ajudar no tratamento desta condição clínica, diminuindo a intensidade da dor, dando melhor qualidade de vida para a mulher. Se você sente muitas dores durante o período menstrual, não deixe de procurar um ginecologista.
Comments