Anel Vaginal: Como funciona?
- Da redação
- 30 de mai. de 2019
- 1 min de leitura

Combinando estrogênio e progesterona, o anel vaginal é um método contraceptivo hormonal com ação sistêmica para inibir a ovulação, além de aumentar a espessura do muco vaginal, impedindo assim a passagem dos espermatozoides. Ele pode ser usado por mulheres que buscam praticidade e eficiência, principalmente aquelas que possuem dificuldade para lembrar de tomar a pílula.
Feito de plástico, ele é flexível e confortável, sendo inserido facilmente na vagina, da mesma forma que um absorvente íntimo. Seu diferencial é que iremos colocá-lo apenas uma vez por mês, ao longo de três semanas (cerca de 21 dias) e retirá-lo na quarta semana. Quando usado corretamente, sua eficácia é de 99,7%.
Entre as vantagens do uso desse contraceptivo estão o controle do ciclo, redução das cólicas e sintomas da TPM, menor chance de escapes, evitando ainda os riscos de esquecimento como anticoncepcionais de uso oral.
É importante lembrar que como todos os métodos hormonais, ele não protege contra infecção por HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), por isso, o uso da camisinha também é necessário. Consulte seu ginecologista para mais orientações!
Commentaires