top of page

Vacina contra o HPV

  • Da redação
  • 30 de mai. de 2019
  • 1 min de leitura

Da Internet

A vacinação é a principal maneira de proteger o organismo de infecções em caso de exposição ao HPV (papilomavírus humano), vírus ligado ao surgimento de diversos problemas, como o câncer de colo de útero. A vacina está disponível na rede pública para meninas entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14.


O câncer de colo de útero é o 3° tumor maligno mais comum entre a população feminina e a 4° causa de morte em mulheres por câncer no Brasil. Além da vacina, o acompanhamento ginecológico e os exames de rotinas são essenciais para a prevenção da doença.


O HPV é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres e pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais da doença. Não apresenta sintomas na maioria das pessoas, mas pode provocar verrugas, na região genital e no ânus, e pode causar câncer.


Esse é um vírus altamente transmissível, que se aloja tanto na mucosa quanto na pele da região genital, por isso o preservativo é imprescindível. A camisinha feminina é um dos métodos mais eficazes contra o contágio, pois protege também a vulva.


Comments


bottom of page