Bebidas alcoólicas cortam o efeito do anticoncepcional?
- Da redação
- 11 de jun. de 2019
- 1 min de leitura

MITO! A bebida não interfere na eficácia de nenhum método contraceptivo. Porém, a mistura da pílula anticoncepcional com o consumo abusivo de álcool pode aumentar os níveis de estrogênio, provocando dores de cabeça, inchaço e disfunções gastrointestinais. Além disso, ambas são metabolizadas no fígado, o que pode sobrecarregá-lo e provocar vômito, e caso a pílula não tenha sido absorvida pelo organismo, sua eficácia pode ficar comprometida.
A pílula anticoncepcional é o método contraceptivo mais utilizado entre as brasileiras. Mas são poucas as mulheres que seguem todas as instruções de uso e não se esquecem de tomá-lo diariamente.
Outro ponto que precisa de atenção é a ingestão da pílula anticoncepcional com antibióticos, antidepressivos e anticonvulsivos, pois eles podem causar efeito rebote e fazer com que o comprimido perca seu efeito.
Quanto mais longa a ingestão do contraceptivo oral sem falhas, maior será a sua eficácia, no entanto é importante ressaltar que o seu uso contínuo não diminui a fertilidade nem faz com que a mulher pare de menstruar.
Converse com um especialista para saber mais!
Comments