top of page

Ducha vaginal: a vilã da sua saúde íntima

  • Da redação
  • 12 de jun. de 2019
  • 1 min de leitura

Da Internet

A nossa vagina possui características próprias de defesa natural e microorganismos que são benéficos para a saúde da região íntima. O excesso de higienização e uso de produtos pode interferir nessa proteção natural, causando o desequilíbrio e a deixando desprotegida.


As duchas vaginais, seja no dia a dia, durante o período menstrual ou após a relação sexual, devem ser evitadas, pois esse ato pode alterar a flora vaginal e causar contaminações. É importante ressaltar também, que a mangueirinha do banheiro pode machucar e até mesmo levar sujeira para dentro do corpo, por isso seu uso não é recomendado.


Estudos apontam que a vagina tem um tipo de ação autolimpante e consegue fazer se higienizar naturalmente, sem que haja o uso de sabão ou mesmo água. Mas, caso você não consegue abrir mão de limpar a área, o recomendado é lavar com água corrente e usar sabonete neutro sem perfume, sendo indicada apenas para a parte externa. Além de trocar de calcinha e protetor diário após as relações sexuais.


Comments


bottom of page