top of page

Vamos falar de Sífilis? De acordo com o Ministério da Saúde, Brasil tem 18 casos da doença por hora

  • Foto do escritor: Dra.Clicia Quadros
    Dra.Clicia Quadros
  • 19 de out. de 2020
  • 1 min de leitura


No último sábado, dia 17 de Outubro, foi celebrado o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. A sífilis, infecção causada pela bactéria Treponema pallidum, apesar de ser uma doença de fácil diagnóstico e fácil tratamento, ainda continua muito prevalente. Somente esse ano teve um aumento de 28,3% em comparação ao ano passado, conforme informações do Ministério da Saúde.


Um dos fatores que explica esse crescimento é a negligência com os cuidados na hora do sexo. Além das relações sexuais desprotegidas, a sífilis pode ser transmitida por sangue, agulhas contaminadas, de mãe para filho na gestação ou no momento do parto (sífilis congênita) e pela amamentação.


Os sintomas da condição variam muito de acordo com cada estágio, mas podem incluir feridas nos genitais, erupções cutâneas e ínguas, muitas vezes confundidas com alergias e outras infecções. A prevenção é a melhor forma de lutar contra essa doença e diminuir esse crescimento. Fique atenta e faça sua parte! E claro, consulte seu ginecologista com frequência para exames de rotina. Um beijo e cuide-se!

 
 
 

Comments


bottom of page