top of page

5 mitos que precisamos derrubar sobre o HIV

  • Foto do escritor: Dra.Clicia Quadros
    Dra.Clicia Quadros
  • 7 de dez. de 2021
  • 1 min de leitura

Com o objetivo de informar e conscientizar a população sobre as medidas de prevenção, assistência e direitos das pessoas infectadas com HIV, o vírus transmissor da Aids, todo ano é feita a campanha “Dezembro Vermelho”.


Infelizmente, o nível de desinformação e preconceitos contra pessoas com HIV ainda é imenso. Portanto, listei CINCO MITOS que ainda existem para que possamos derrubá-los. Vamos lá!


MITO 1: Todo portador de HIV tem Aids.

O HIV é o vírus que ataca o sistema imunológico. Já a Aids (Acquired Immune Deficiency Syndrome ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é a doença causada pelo HIV. Quem tem HIV nem sempre tem Aids.


MITO 2: O HIV pode ser transmitido através do beijo, abraço ou aperto de mão.

O vírus HIV é transmitido por meio de relações sexuais, pelo compartilhamento de objetos perfurocortantes e verticalmente durante a gestação, parto ou amamentação.


MITO 3: A pessoa com HIV é obrigada a contar a sua sorologia para o parceiro sexual.

Legalmente, ninguém é obrigado a revelar que possui HIV. Inclusive, existe uma lei (12.984/14) que garante o sigilo dos que vivem com o vírus.


MITO 4: Quem vive com HIV, necessariamente irá transmitir a vírus.

Pessoas em tratamento, as quais os exames não detectam o vírus há pelo menos 6 meses, interrompem o ciclo de transmissão. Nesses casos, vírus se torna intransmissível.


MITO 5: Pessoas com HIV não podem ter filhos.

Quem segue corretamente o tratamento e está com a carga viral indetectável pode ter filhos sem que haja risco de transmissão vertical. Para isso, é preciso seguir as orientações médicas.


Compartilhe esse artigo com suas amigas e vamos acabar com o preconceito e com os mitos!

 
 
 

1 Comment


Cristãos Libertos
Cristãos Libertos
Jan 19, 2022

Que tal uma abordagem mais realista sobre esse assunto? Quem acompanha o que rola na Internet não pode mais ignorar a popularidade de fenômenos como o barebeck, o creampie e o gozar dentro, principalmente no meio gay e swinger. O caminho não é tentar enfiar camisinha goela abaixo pra todo mundo! Já está provado que isto NÃO FUNCIONA! O caminho é procurarmos a cura total, completa e definitiva pra todas as ISTs; e creio que a homeopatia e outras terapias ditas "alternativas" possam ser um bom caminho pra isso! E quanto à aids, faça-me o favor: essa história está muito mal contada desde o princípio! Se o HIV fosse mesmo esse "monstro" que a versão oficial afirma ser, já era…

Like
bottom of page