top of page

Janeiro Verde alerta para o câncer do colo do útero

  • Foto do escritor: Dra.Clicia Quadros
    Dra.Clicia Quadros
  • 25 de jan. de 2022
  • 1 min de leitura

No Brasil, o mês de Janeiro ficou conhecido como ‘Janeiro Verde’ e marca a campanha de prevenção contra o câncer de colo de útero. A doença é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no país e na maioria dos casos ocorre por causa do Papilomavírus Humano (HPV), vírus transmitido durante a relação sexual, no contato direto com pele ou mucosas infectadas.

O uso de preservativo ajuda a diminuir o risco de contaminação e o exame de rotina Papanicolau é capaz de rastrear lesões iniciais. Mas a prevenção mais efetiva é se vacinar contra o HPV. A vacina previne, já o Papanicolau detecta a doença para iniciarmos o tratamento o quanto antes. Além disso, a imunização pode prevenir também o câncer de vulva, ânus e vagina nas mulheres e de pênis nos homens. Por isso, o ideal é que esse cuidado ocorra antes do início da vida sexual, evitando assim que haja uma exposição ao vírus.


Desde 2014, a vacina é oferecida nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de todo o Brasil para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Segundo dados da Secretaria de Saúde de Rio Preto, no ano de 2021, 70,92% das meninas e 50,41% dos meninos na idade de receberem a vacina contra o HPV receberam as duas doses do imunizante.


Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres, excluídos os tumores de tumores de pele não melanoma. Em média, são 16 mil novos casos por ano.



 
 
 

Kommentare


bottom of page